Jack Frost - O Terrível Senhor Da Nevasca

21:35 0 Comentarios


A lenda de Jackk Frost é de origem escandinava, sendo conhecido antigamente por esses povos pelo nome de Jokul Frosti. Devido aos invernos rigorosos enfrentado pelos nórdicos esses povos atribuíam todas as mazelas causadas pela baixa temperatura ao elfo do gelo, dentre as obras mais inofensivas atribuídas a Jack Frost estavam os desenhos encontrados nas janelas congeladas, muitas vezes o gelo formava imagens de figuras (como nas nuvens) e costumavam achar que Jack era o responsável pela arte. Outra das peripécias inofensivas do elfo estavam os apertões nos narizes. É isso mesmo! Sabem aquela formigamento que dá na ponta do nariz quando a temperatura está muito baixa? Pois é, segundo os antigos escandinavos era obra do piadista elfo! Mas na mesma medida em que pregava peças inofensivas, Jack Frost, ou como era conhecido na época, Jokul Frosti, podia ser colérico e extremamente cruel, não exitando em matar congelado ou mesmo soterrado pela neve qualquer infeliz que tivesse tido o azar de o irritar.
Jack Frost não costuma se mostrar visível aos olhos mortais, ninguém pode toca-lo ou escuta-lo, é como um fantasma. Alguns acreditam que somente nos minutos finais de vida de suas vítimas que estivessem morrendo no gelo é que ele se fazia visível, para desespero final dos pobres infelizes.

A lenda se propagou pelos quatro cantos do mundo conforme os imigrantes escandinavos procuravam outras terras para morar, e é claro, também frias. Dessa forma não tardou para que o antigo Jokul Frosti tornar-se Jack Frost, dessa forma o antigo elfo escandinavo ganhou fama mundialmente.

Uma gravura do século XIX representando Jack Frost como um major-general durante a guerra civil Americana

E como não poderia deixar de acontecer, não tardou muito até que o cristianismo o arrebanhasse para suas legiões de entidades de origem pagã e o transformasse em uma criatura fofa e amigável trabalhando como ajudante do papai Noel (meigo). Aparecendo sempre em companhia do papai Noel, Jack Frost ganha uma aparência mais infantil, nada comparada com o cruel e mal humorado Jokul. Nesta versão, Jack, tem a aparência de uma criança, vive fazendo traquinagens na fabrica do papai Noel, no Polo Norte.

Diversos filmes retratam a figura de Jack Frost, os mais conhecidos são "Jack Frost" de 1998 (filme de comédia e drama estadunidense de 1998, estrelado por Michael Keaton e Kelly Preston) já o mais recente é na divertida animação da DreamWorks animation chamado "Os Guardiões" (baseado no livro homônimo de William Joyce). 

Mesmo com a nova roupagem infantil da lenda, Jack Frost conserva alguns traços do antigo Jokul, a esperteza, o espírito indomável, assim como um profundo desejo pela desordem e pelo caos.

Ainda hoje, o antigo Jokul vive entre nós, embora mascarado por um aspecto aparentemente infantil e inofensivo. Mas não se enganem, pois, as vítimas de sua ira gelada continuam sentindo o peso de sua selvageria hoje da mesma forma que sentiram os povos escandinavos pré medievais e o sábio aviso continua valendo mesmo nos dias de hoje "Não brinquem na nevasca!!!"

0 comentários: